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A ciência do estacionamento

February 7, 2017

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Mudança e Inovação - Garagens não convencionais

May 1, 2016

 Antes de começarmos o tema relacionado a estacionamentos mecânicos, verticalização, sistemas semiautomáticos ou totalmente automatizados, vamos falar sobre mudanças... as mudanças estão presentes na vida de todos e de tudo ao nosso redor. Mudanças são necessárias para atender necessidades atuais e futuras. No setor de estacionamentos não poderia ser diferente.
Atualmente, o segmento estacionamento passa por uma necessidade muito grande de realizar “mudanças”, a fim de atender às expectativas do mercado em geral. São vários os motivos que levam a este raciocínio, porém, vamos focar apenas em dois deles: A alta demanda de veículos com os espaços cada vez mais restritos e o segundo é a diversificação.
Uma solução ao crescimento da demanda de veículos é a verticalização, ou seja, utilizar a mesma área horizontal disponível, para estacionar um número maior de veículos. 
A diversificação torna-se necessária em qualquer segmento de negócios pelo mundo. No segmento de estacionamentos, ela é direcionada tanto aos diferenciais e vantagens adicionais que empresas administradoras podem oferecer aos seus clientes, quanto em outras áreas como, por exemplo, na construção civil, onde os projetos podem ser desenvolvidos, otimizando mais os espaços dedicados ao armazenamento de veículos e, muitas vezes, viabilizando tecnicamente e comercialmente uma obra ou edificação.
Hoje temos estas duas variáveis comentadas aqui, verticalização e diversificação, em uma única solução... sistemas de estacionamentos mecânicos, semiautomáticos e automatizados! 
Estes sistemas automatizados permitem criar soluções eficazes que atendam às necessidades do mercado atual dos estacionamentos em. Os sistemas automatizados, de uma maneira geral, apresentam uma série de vantagens aos convencionais, pois utilizam uma menor relação de m²/ veículo, pé direito mais baixo, eliminam as necessidades de custos com ventilação e iluminação, eliminam os custos com projetos de rampas, elevadores e escadas, além de outras vantagens significativas como otimizar a logística, menor custo e investimentos em relação aos sistemas de estacionamentos convencionais, minimizam custos administrativos e operacionais, viabilizam projetos comercialmente e tecnicamente, atendem às normas de sustentabilidade, utilizam matéria prima renovável (aço), alguns projetos podem ser desmontados e realocados para outras áreas, a implantação poderá ser em etapas e de acordo com as necessidades atuais e futuras, e muitas outras vantagens.
Os sistemas semiautomáticos e automáticos diferenciam-se pelo nível de automação existente entre eles. Podemos como critério de entendimento e não como regra, diferenciar da seguinte maneira: semiautomático (necessita de operador/manobrista); automático (não necessita de operador/manobrista). 
Quando falamos sobre soluções automatizadas ou não para estacionamentos, não podemos unicamente resumir numa imagem de edifício garagem.... temos que ampliar a visão e conhecer outras facilidades como: rampas rotativas com 360º para viabilizar manobras, plataformas de acesso articuladas (uma única rampa atende de forma articulada, dois pavimentos), plataformas deslizantes, transportador veicular e elevação de nível, sistemas de armazenamento tipo torre, sistemas bidirecionais, edifícios garagem totalmente robotizados com dezenas de configurações possíveis.

 

Mauricio Fontes - Engenheiro
mauricio.fontes@ktecs.com.br
 

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