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A ciência do estacionamento

February 7, 2017

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5 maiores erros na implementação de soluções

February 1, 2016

Nada supera um bom projeto. Da escolha dos equipamentos aos sistemas adotados, tudo começa no estudo que vai subsidiar as decisões. Infelizmente, a maioria das novas tecnologias e até rotinas operacionais ainda são adotadas sem atenderem aos requisitos básicos ou consultoria especializada. Identificar os problemas mais comuns é o primeiro passo!

 

1 - Equipamentos


Estacionamentos são geradores chave de receita e um bom equipamento pode maximizar resultados, reduzir gargalos de tráfego, agilizar o pagamento, bem como oferecer opções adicionais, aumentando a segurança e, principalmente, reduzindo o custo de manutenção. Por isso é importante avaliar no mínimo quatro opções de equipamentos antes da compra. 
“Seja pela inexperiência do cliente ou do fornecedor, muitos não alertam sobre inadequações dos equipamentos ao “modus operandi” do Empreendimento, preocupando-se apenas com a venda. Não podemos ficar refém das soluções indicadas pelo fornecedor”.  Fernando Braz, consultor Portal Parking
Convém observar também o máximo de pré-requisitos na escolha dos equipamentos: existência de projetos específicos e como eles se adequam ao projeto viário com infras especiais (elétrica, lógica e CFTV), comunicação visual, sinalização e sistema de vagas; integração com sistemas de pedágio, sistemas ERP e necessidades legais, tais como nota fiscal eletrônica e Speed Pis Cofins; custos de peças e opções de contrato de manutenção, visto que hoje o pós venda é a maior reclamação dos clientes; recursos e soluções do sistema, como solução WEB e gerador de relatórios.

 

2 - Sistema de Vagas


Mais de 70% das instalações brasileiras não atende ao principio básico de “orientar o cliente desde a entrada do estacionamento até a vaga livre”. Entre os erros mais comuns estão a falta de revisão dos projetos viário e de sinalização; insuficiência, localização,  tamanho inadequado dos painéis, além de instalação com alto índice de erros e sem manutenção. Isso ocorre não só pela falta de projeto, mas também pela falta de análise das seguintes questões:   
- Tipo de solução: qual solução se adequa ao seu projeto viário, pé-direito da vaga e circulação? Luzinhas no centro ou na parte frontal da vaga? Uso sensor ultrason, câmeras ou outros? 
- Paineis externos: quantidade, localização, design e tamanho estão em consonância com a comunicação visual? Além das vagas, podemos ter outras informações na “caixa” ou “tótem” dos painéis, como tabela de preços, regras de utilização ou ações de marketing.
- Vagas especiais: você pensou na inclusão de anunciador (PNE´s, Idosos, etc) no projeto?
- Infras  e servidor: sistema usa calhas/infras  de outros sistemas especiais? Existe previsão de passagem da Central aos  pontos dos pisos? Existem projetos especiais com previsão de pontos  de CFTV no Estacionamento? Foi definido local do Servidor?

 

3 - Automatização

 

Nos últimos dois anos - e com maior frequência nos grandes grupos de Shoppings – vem acontecendo a substituição de pontos assistidos por máquinas automáticas, unicamente com o objetivo de reduzir custos operacionais, mas sem avaliar outro aspecto importante, o atendimento. Alguns ainda contrataram atendentes para grupo de máquinas. Entendemos que um estudo prévio, com visita a empreendimentos com estas instalações, inclusão de um “atendimento virtual” ou outras mudanças no projeto poderiam minimizar estes problemas. 

 

4 - Mobilidade


O Brasil encerrou 2014 como o sexto maior mercado de smartphones do mundo, com 38,8 milhões de aparelhos. O ranking é liderado pela China, com 436,1 milhões, segundo dados do eMarketer. Mesmo um cenário favorável como esse não é motivo para implementar esta solução sem um estudo adequado dos inúmeros concorrentes, assim como a adequação dos seus recursos as suas necessidades. A seguir, os principais itens a serem comparados:
- Tamanho que o App utiliza é documento, então veja se a solução orçada não vai ocupar toda a memória do celular do cliente. Verificamos soluções que utilizam 3,92 mb!
- Sobre as plataformas e sistemas, ideal é que utilize Android, IOS e Windows Phone.
- É fundamental checar se a solução oferece módulos adicionais, novas funcionalidades e customização, portabilidade e utilização em conjunto com outros apps.
- Para atender recomendações de segurança, dados como número do cartão de crédito devem ser criptografados na nuvem.
- Escalabilidade, extensibilidade e portabilidade do sistema são primordiais. O app permite aumentar número de servidores e com isso dimensionar melhor o sistema? É possivel adicionar novas funcionalidades sem mudanças no funcionamento do restante do sistema? Podemos portar para outros servidores? 
- Geração de sistema de controle de utilizações própria; rastreabilidade; configurabilidade e  técnicas de inteligência computacional você  confere baixando a tabela completa no site do PortalParking.com.br
 

5 - Operação


Empreendedores estão investindo em tecnologia e inovações objetivando, em sua maioria, o aumento da margem operacional. O que esperamos é que, além desta preocupação, sejam revistas processos que ainda geram muita insatisfação. Algumas dessas rotinas são:
- Perda de ticket: perder um bilhete é um dos momentos negativos na maioria dos estacionamentos, pois sistemas não identificam a placa e/ou horário de entrada e pagamento. Isso faz o cliente que perdeu o ticket após o pagamento pagar por todo o dia, ou mesmo pagar novamente, penalizando o consumidor. 
- Perda de veículo na garagem: maioria dos empreendimentos nem sequer registram essas ocorrências, que são infinitamente maiores do que se supõe, face aos projeto de sinalização, setorização e sistema de vagas inadequado. Muitos Empreendedores investiram  em sistema de vagas sem adequação ou ajustes no projeto de sinalização, ou seja, cliente continua sem localizar veículo no retorno das compras.

 

Outros erros comuns de uma garagem, como a modulação das colunas e estruturas, áreas de circulação, pé direito, localização das rampas, tubulações, e demais itens que compõem um estacionamento, também devem estar no foco. Essas são apenas algumas “carapuças” que soam como um alerta sobre a necessidade de contratação de consultores especializados,  para o sucesso do empreendimento, o conforto, a segurança e a qualidade da sua operação. Observe a experiência individual, conhecimento técnico, formação acadêmica, experiência internacional, as habilidades interpessoais para bem conduzir um processo de mudança cultural ou implantação de sistemas. O retorno sobre o investimento é garantido não só com o sucesso da operação, mas com a experiência nas soluções de problemas semelhantes. 

 

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