top of page

Passos para uma automação de sucesso


Você sabe as etapas necessárias para obter o melhor resultado com uma possível automação? Considerando que uma solução de automação é composta por uma série de sistemas que permitem atender as necessidades de acesso arrecadação, supervisão, controle em tempo real e gerenciamento total das vagas e recursos financeiros, são muito fatores a serem avaliadas nessa decisão.

Para decidir entre automatizar ou manter outro tipo de controle, como os manuais ou informatizados, a resposta depende basicamente do comparativo do "custo x benefício" entre os sistemas. Via de regra, se a garagem possui quantidade de vagas acima de 200, boa rotatividade e efetua cobrança, quase sempre é mais vantajoso o sistema automatizado, que é associado a maior controle e transparência, enquanto os informatizados à possibilidade de evasão de receitas e atendimento mais lento.

Antes de qualquer estudo comparativo, devemos buscar seguir criteriosamente - e em sequência - uma série de procedimentos, que compeçam com o histórico do tráfego de veículos. Nos projetos de shoppings ou empreendimento comercial onde já existe algum controle, é imprescindível a análise como base para um melhor definição do quantitativo de máquinas e painéis de vagas, levando em conta que a automação permite um maior número de veículos por via/raia de passagem.

O segundo passo é o projeto viário que é o principal fator (extra sistema) responsável pelo sucesso da implantação. Temos exemplo de um mesmo equipamento operando com sucesso em uma instalação e com problema em outra, face o projeto viário inadequado. Alguns erros cometidos com frequência: shopping com cobrança antecipada e saídas sem escape, empreendimento de muito fluxo com cobrança nas saídas e/ou sem considerar controle de vagas e localização inadequada das caixas. Depois de assegurar um bom projeto inicial, chegou o momento de definir os tipos de clientes e regras de utilização, visto que estão diretamente relacionados as soluções de tecnologias. Algumas perguntas que você deve responder são:

- Como serão atendidos os funcionários e proprietários?

- E clientes fiéis, alunos, mensalistas, salistas, etc.?

- Como será efetuado o pagamento?

Só depois da definição desdes estudos vem o momento da escolha e aquisição do equipamento de automação. Só assim os fornecedores podem apresentar propostas possíveis de serem equalizadas. Não esqueça de incluir no pedido de orçamento todas as características técnicas que deseje. Hoje não consideramos apenas equipamentos de controle e cobrança, mas uma solução completa que desde o controle de vagas, soluções diferenciadas de pagamento e acesso, CFTV até a comunicação visual e merchandising, ressaltando que o uso correto de novas tecnologias permite planejar de forma eficaz o crescimento do negócio estacionamento.

Não se esqueça de elaborar cronograma com todas as etapas até o startup, com prazos e indicação dos envolvidos, conforme diagrama abaixo. É aconselhado a contratação de um consultor com experiência comprovada para o desenho, implementação e operação de soluções de estacionamento. Esse cuidado se traduz em maior valor agregado para seus clientes e maior rendimento financeiro para seu investimento.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page