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A ciência do estacionamento

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Garagens Robotizadas

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Para absorver o número crescente de veículos, algumas empresas e investidores encontraram nas garantes verticais a melhor alternativa para solucionar o desafio da falta de vagas. E o melhor de tudo, essas soluções automatizadas apresentam uma ótima relação custo x benefício se comparadas aos sistemas convencionais de construção. Com a inauguração da primeira unidade no Brasil, entenda todos os detalhes dessa nova realidade.

O conceito de garagens verticais e automatizadas não surgiu recentemente. Temos histórico de edifício garagem instalados em Berlim em meados de 1925, operadas por elevadores. Este tipo de tecnologia apresentou uma aceitação mais significativa após a segunda guerra mundial, e hoje está presente em mais de 50 países. A rápida absorção mundial por parte dos investidores e construtoras foi impulsionada pela série de vantagens em comparação a sistemas convencionais.

"Temos diferentes sistemas, como o elevador de veículos, rampa articulada, plataforma horizontal e giratória para otimização de espaço e até um triplicador de vaga, que utiliza o conceito do metro cúbico e da verticalização sobrepondo duas vagas a outra existente. O mesmo sistema é usado no estacionamento vertical automático, que já tem um projeto instalado no Sul do Brasil", explica Paul Richard, da empresa KTECS.

As construtoras poderão minimizar as áreas de estacionamento e maximizar as áreas de interesse comercial. O aproveitamento das áreas destinadas aos estacionamentos é maior, pois multiplicam o número de vagas de um projeto convencional. A relação m²/veículo é inferior por minimizar as necessidades de rampas, áreas de circulação e manobra dos veículos. Em algumas situações, esta relação poderá ser reduzida em até 60% da área utilizada. Tudo isso com maior segurança dos veículos, logística otimizada, redução do OPEX e baixa manutenção.

A redução dos custos financeiros ocasionados por avarias durante manobras não é o único fator relevante quando falamos de preços dessas garagens. Com este tipo de projeto é possível minimizar custos com escavações, iluminação, circulação de ar, prazo de obra, impacto ambiental durante implantação, canteiros de obras, economia com fundações e impermeabilizações, maior aproveitamento da área interna devido ao maior espaçamento entre colunas e menor seção transversal das mesmas.

Modulares e desenvolvidas com estruturas de aço, essas garagens ainda permitem ser desmontadas, remontadas ou até mesmo ampliadas em etapas, característica que possibilita investimentos em terrenos alocados, e se necessário, podem ser realocadas para outros locais sem nenhuma perda de material. Com design flexível, os projetos permitem desenvolver soluções que atendam as expectativas e necessidades de cada cliente.

 

 

Paul Bates é engenheiro e graduado pela Mattew Bolton Tecnology University

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