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A ciência do estacionamento

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Seu Estacionamento está "Tranquilo e Favorável"?

May 1, 2016

Mesmo quando dirigimos para uma academia, estamos propensos a procurar um local convenientemente próximo para estacionar. Muito ilógico tendo em conta que, uma vez na academia, podemos correr por quilômetros  na esteira indo a lugar nenhum.
A este aspecto "tranquilo e favorável” chamamos de CONVENIÊNCIA, fator que tem promovido uma evolução constante da tecnologia de estacionamento.  Afinal de contas, os conceitos básicos são atendidos há muito tempo - a necessidade de um espaço físico para guarda do  veículo.  
O Brasil tem mais de 45 milhões de automóveis, média de 4,1 habitantes para cada carro. Convenhamos que, nas grandes cidades, estacionar em lugares públicos não é uma tarefa fácil. Se olharmos com atenção os dados de uma pesquisa feita em São Paulo, uma metrópole que não para de crescer e onde um carro novo é emplacado a cada 5 minutos, não estamos preparados para esses novos desafios que a “conveniência” nos apresenta. De 750 pessoas entrevistas, 70% dos motoristas paulistanos têm críticas quanto à qualidade do serviço nas garagens de e 67% deles não acham que pagar por uma vaga traz segurança.
A espera por uma vaga é outro fator levado em conta na pesquisa. Dos entrevistados, 49% dizem demorar, no mínimo, 10 minutos para encontrar um espaço para parar quando chegam ao destino. E 7% dizem que demoram mais de meia hora. O dado é geral e reflete a realidade encontrada por condutores tanto nas ruas quanto em estacionamentos pagos, como os de shopping centers. "O cuidado a se tomar com essa resposta é que não é um dado cronometrado. É a sensação que o entrevistado tem", pondera o consultor de trânsito Érico Zamboni, da TTC.
Para estar preparado para estes novos ares e demandas do setor, itens antes superfluos agora se tornam vitais. Entenda cada uma dessas inovações: 

 

Sistema  de  controle de vagas: A instalação vai muito além da melhora do atendimento ao cliente. Podemos citar outras vantagens: menor custo operacional e pessoal de controle de trânsito e ganho de tempo para o consumidor achar vaga. Em garagens com alta ocupação, sistema gerou maior rotatividade e redução dos veículos no tempo de cortesia. Em alguns Shoppings, o atendimento aos clientes que antes desistiam por não localizarem as vagas pagou sistema em até 7 (sete) meses.
Existem soluções para controle das vagas especiais (PNE´s, Idosos e Gestantes), com emissores de voz e visual para evitar uso indevido destas vagas. Além disso, a grande vantagem é que seu empreendimento terá  um diferencial “first-move advantage” (exclusividade), percepção de valor e maior fidelidade do consumidor. 

 

Sistemas de duplicadores de vagas: Para Adriana Marotti de Mello, professora da USP (Universidade de São Paulo) e estudiosa de operações sustentáveis e novas tecnologias na indústria automotiva, há uma mudança de comportamento em curso. “Em cidades como Tóquio e Paris, o carro é mais um problema do que uma solução, por causa dos custos. Uma aluna minha que mora na Avenida Paulista não tem carro porque a vaga de estacionamento é mais cara do que o aluguel”, conta. Ou seja, estamos vivendo um momento no Brasil onde os empreendedores começam a enxergar  o leque de benefícios que vêm com garagens automatizadas. O principal ponto a ser analisado é o uso do terreno. “É enorme a redução de área, quando comparado com as garagens convencionais. O seu uso possibilita utilizar entre 30-50% menos terra do que o necessário para uma garagem convencional com a mesma capacidade”, avalia o consultador Fernando Braz. 
As vantagens não param por aí:
• Uso do espaço: garagens robotizadas usam espaços mais estreitos do que os estacionamentos tradicionais, ou seja, os veículos podem ser estacionados em áreas  sem a necessidade de escadas, elevadores ou rampas. Menos espaço é necessário.
• Meio Ambiente: esse sistema é ecologicamente correto, seja na redução da emissão de gases tóxicos e consumo de combustíveis, ou na  redução de sistemas de iluminação, exaustão e outros necessários nas garagens convencionais.
• Segurança: nesse tipo de garagem  automatizada, o motorista simplesmente estaciona o veículo numa cabine entrada drive-in. Ao retornar para pegar o carro, o motorista pode esperar em uma zona de pick-up bem iluminado até que o veículo seja entregue automaticamente, reduzindo assim os riscos de sinistros e eliminando os riscos de mossas e arranhões, que podem acontecer nas garagens convencionais

 

Smartphones e dispositivos como meios de pagamento: Além das integrações com pedágios (Sem Parar, Conectcar, Auto Expresso e MoveMais) que hoje representam em São Paulo mais de 50% dos clientes de Shoppings, estamos observando um crescimento na utilização de outros meios de pagamento, destacando as máquinas de pagamento automáticas e o pagamento por celular. Desta forma, seu estacionamento não pode ficar fora desta onda de facilidade e atendimento.
Considerar também que a evolução dos atuais app de cobrança de estacionamento e o seu uso com multiplataformas e recursos, tais como:
• Descontos diretos na plataforma;
• Reservas e Localização de vagas por piso;
• Função adicional pré-pago;
• Anúncios e multi funções integradas com sistemas de CRM, Marketing e até  nas máquinas de pagamento automáticas.

 

Novas soluções com uso de OCR ( Optical Character Recognition): É a nossa grande aposta como tendência  de crescimento  no seu uso, seja pelos preços que agora estão mais acessíveis ou mesmo pelo grande diferencial, por apresentar as seguintes vantagens: pode ser utilizado para os clientes internos (lojistas e funcionários), tanto  para acesso a garagem  quanto para controle para que utilizem bolsões. E algumas soluções permitem utilizar as placas do carro para identificar o cliente, para acesso e pagamento da estadia.

 

Todos esses avanços ainda geram análises e tendências relacionadas à dinâmica de carros. A big data do fluxo de veículos em um estacionamento poderia, por exemplo, servir de base para aumentar ou diminuir o preço de acordo com dia, horário e condições climáticas. Caso não esteja utilizando os recursos de conveniência para os clientes, que também são favoráveis a um aumento de resultados do seu negócio, é hora de chamar um especialista que pode ajuda-los a avaliar sua operação, apresentando um diagnóstico que pode deixar seu negócio tranquilo e favorável.

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