top of page

Eficiência energética - O uso de Led e painéis solares


Se já entendemos e aceitamos que sem estacionamento não há negócio, precisamos melhorar essas vagas e aumentar a satisfação dos usuários. O nível de aclaramento que se vê usualmente é muito abaixo do desejável para prevenção de acidantes. Segurança, aliás, é um fator primordial em qualquer ambiente e um bom projeto ajuda a reduzir essa sensação de medo que muitos sentem quando estão em uma garagem.

Hoje as fluorescentes tubulares de 40W são as mais utilizadas, e a instalação padrão consiste em uma calha metálica pintada de branco, lâmpadas e reatores, que após alguns meses de uso, apresenta-se suja, escurecida e consumindo algo em torno de 100W por conjunto. A alternativa apresentada é o uso de modelos de luminárias de alta eficiência, com refletores espelhados e lâmpadas T5, que consomem 28W, em comparação aos 40W das anteriores. O conjunto de luminária, lâmpada e reator nessa configuração, fornece 15 a 20% mais luz e consome perto de 40% menos energia que os antigos 2 x 40W.

Aparentemente conseguimos aumentar a iluminação e reduzir a conta de luz. Porém, as fluorescentes T5 são ainda pouco difundidas e as luminárias e seus soquetes não são item de prateleira, tendo de ser fabricadas especialmente para tal aplicação. Essa solução não traz nada em termos de vida útil para troca de componentes danificados. Por isso convido o leitor a avançar na utilização com maior durabilidade e fluxo luminoso. A solução está no uso de lâmpadas de estado sólido, com aproveitamento da energia solar para a alimentação elétrica.

O LED é um componente eletrônico que emite luz ao circular corrente. Existem opções de várias cores e tubulares - com as mesmas características dimensionais das fluorescentes de 40W, pra emissão luminosa equivalente. Consomem menos de 50% em energia elétrica, não necessitam reator externo e apresentam tempo de vida que pode chegar a cinco vezes ao das lâmpadas comuns. Ainda são ideais para trabalho com sistemas de alimentação elétrica proveniente de painéis fotovoltaicos, também conhecidos como "placas solares". Outro beneficio é que os painéis são leves e podem ser instalados na laje de cobertura de um edifício garagem, funcionando como proteção para os veículos estacionados nesse pavimento.

Em cidades de média insolação como a capital paulista, um estudo realizado pela USP - Universidade de São Paulo - constatou que o período útil diário de plena utilização do sol na geração de energia ao longo de um ano equivale ao que se obtém em 3,5 horas de incidência direta de raios luminosos. Quando unimos a economia das lâmpadas LED, com sua vida útil e a alimentação elétrica por placas solares, se compararmos a eficiência luminosa com o consumo inicial das luminárias fluorescentes 2x40W, obtemos perto de 70% de economia real. Isso pode ser calculado, demonstrado matematicamente, porém a constatação prática dos resultados é rápida e real. Para o bolso e para a natureza.

Geraldo Azevedo Antunes é engenheiro eletrônico e administrado. Ex-professor das Escolas de Engenharia Mackenzie e FAAP. Diretor e consultor de empresas de porte. Atua no segmento de iluminação e energia desde 1974 e em estacionamentos, desde o ano 2000.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page